Fale agora com um consultor

Como escolher o colchão ideal

Como escolher o colchão ideal

Está com dúvidas para escolher o seu colchão ideal?

Nós já falamos por aqui sobre os diferentes estilos de colchão e o tema de hoje é ainda mais específico e muito importante, já que se trata do local em que passamos 1/3 do dia para recarregar as energias do nosso corpo. Então, se você sente dificuldade na hora de fazer essa escolha, nós listamos as principais caraterísticas a serem avaliadas que vão te ajudar:

Tamanho do colchão

O tamanho do colchão pode ter muitas variações que dependem do perfil e orçamento de quem irá fazer o uso dele. Por isso temos algumas opções:

Solteiro— a melhor opção para aqueles que dormem sozinhos.  O tipo de cama ideal para esses colchões  são as camas beliche e as mais estreitas.

Twin size—para os que dormem sozinhos, mas que precisam de mais espaço.

Casal—para aqueles que dormem acompanhados, mas que precisam de espaços reduzidos é a melhor opção.

Queen size—um modelo de colchão de casal mais largo e mais comprido e ideal para quem precisa de mais espaço ou para quem tem filhos, além de ser uma ótima opção para pessoas que são mais altas.

King size—ideal para pessoas altas, largas e com família mais numerosa.

Estrutura e sustentação do colchão

O aspecto de conforto do colchão pode variar de acordo com a matéria-prima e tipos de molas dos quais são compostos. Abaixo, os principais:

Colchões de espuma— são os modelos mais conhecidos por sua característica mais firme. Ele deve ser escolhido de acordo com a densidade o que, geralmente, é definido de acordo com o peso do usuário do colchão.  Pessoas com problemas de coluna costumam procurar mais por esse estilo de colchão. O ideal é fazer uma consultoria para identificar qual a densidade mais indicada para o seu tipo de colchão. Abaixo, uma tabela simplificada como referência:

Colchões de molas ensacadas—são os modelos considerados mais confortáveis e uma excelente opção também quando o assunto é durabilidade. Neles, as molas são ensacadas individualmente se ajustando melhor as curvas do corpo e geralmente é indicado para colchões de casal em função da sua principal característica de não permitir que o movimento de um, interfira no movimento do outro.

Mola Bonnel— Esse modelo é caracterizado por sua alta flexibilidade e firmeza. Diferente do modelo acima, suas molas são entrelaçadas com uma fina camada de espuma que ajuda na diminuição de ruídos ao se mexer mas não evita que o parceiro sinta o movimento.

Dessa forma, ele é mais indicado para pessoas solteiras que prezam por uma cama mais macia, e ainda, uma excelente opção para quem busca custo-benefício.

Conforto do colchão

Outra duvida muito comum é sobre o nível de conforto ideal. E adivinha? Isso também pode variar muito de acordo com seu perfil e necessidade. Aqui vai alguns diferentes níveis de conforto:

Extramacio—esse tipo de colchão possui dupla camada de molas  ou  viscoelástico em grandes quantidades , por isso, transmite maior conforto e se ajusta muito facilmente as curvas do corpo. Por esse mesmo motivo, não é indicado para pessoas com doenças prévias na coluna, já que a falta de rigidez faz com que o corpo fique mais curvado.

Macio—tipo de colchão muito similar ao extramacio e por isso tem contra indicações para o perfil de algumas pessoas. Por causar muita curvatura no corpo e por perder sustentação ao longo do tempo, ele é mais indicado para crianças ou até mesmo adolescentes que possuem menos peso.

Confortável/médio—esse tipo de colchão possui uma quantidade de viscoelástico mais reduzida e latéx em maior quantidade equilibrando e dando mais uniformidade quando em contato com o corpo.

Firme confortável—esses são os mais procurados por casais, devido a sua composição de molas encasadas individualmente e que proporciona um conforto equilibrado ao casal. Além disso, eles possuem maior durabilidade, o que é um aspecto muito importante e uma das principais características consideradas na hora da compra.

Firme—considerado um colchão semiortopédico, os colchões mais firmes são muito procurados por questões de custo-benefício, além de ser muito indicado por fisioterapeutas para quem tem problemas de escoliose e lombalgia, por exemplo.

Extrafirme—feitos de com chapa de madeira, o colchão extrafirme possui um conforto um pouco incomum. Este tipo de conforto é direcionado à quem já está acostumado por transmitir a sensação de estar dormindo no chão, uma vez que não faz a curvatura nos principais pontos do corpo, como ombros e quadril.

Agora que você já conhece as principais características a serem avaliadas na hora da escolha do seu colchão ideal, sua compra será muito mais assertiva! Se tiver dúvidas, procure um consultor e tenha o seu merecido descanso no colchão dos sonhos.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *